CPA divulga resultados do Relatório de Avaliação Institucional

Faculdade São José

CPA divulga resultados do Relatório de Avaliação Institucional

Por Flávia Ulisses – Presidente da CPA

Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Faculdade Maranhense São José dos Cocais – FMSJC, divulga para a comunidade acadêmica o Relatório de Auto-avaliação Institucional, com os resultados do ciclo avaliativo de 2017. Durante esse período, a comunidade foi consultada sobre diferentes temáticas relacionadas às dimensões de Extensão, Gestão, Ensino de graduação, pesquisa e Infraestrutura.

Entre o público-alvo da pesquisa observou-se que a participação dos discentes de graduação, representou mais de 50% entre os participantes. Já os docentes e os servidores técnico-administrativos somaram 34,68%, conduzindo a uma interpretação de que a opinião dos discentes foi primordial para a pontuação obtida nos indicadores pesquisados.

O quadro abaixo expressa o resultado geral em termo de satisfação com os cursos da IES.

Fonte: Pesquisa Qualitativa CPA 2017

No entanto, ao somar os indicadores satisfeitos e satisfações moderadas, temos revelados índices de satisfação bastante elevados, como mostramos a seguir:

Administração – 87.00% (79 alunos avaliaram)

Ciências Contábeis – 95.00% (42 alunos avaliaram)

Direito – 91.20% (161 alunos avaliaram)

Serviço Social – 85.40% (39 alunos avaliaram)

Inversamente, o grau de insatisfação apresentado é muito pequeno, sendo abaixo de 5% nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Apenas o curso de Serviço Social apresenta insatisfação acima de 10%. Neste caso a CPA vem dialogando com a coordenação do curso na perspectiva de atender à necessidade da Comunidade Acadêmica.

Resultados da Avaliação das Dimensões

No ano de 2017, a CPA avaliou as dimensões de Extensão, Infraestrutura e de Gestão. Na avaliação da primeira dimensão, de modo geral, a IES indica satisfação acima da média. As insatisfações registradas tanto por discentes, docentes e técnico-administrativos em educação, passam pelas questões de infraestrutura e condições materiais adequadas ao trabalho e ao estudo. Quanto à dimensão Gestão, o foco da avaliação foi a satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados pela IES e Diretoria.

Foram avaliadas as dimensões Ensino de graduação e pesquisa. Com os resultados obtidos, percebe-se que o ensino de graduação é muito bem avaliado pelos alunos. Ainda neste nível destaca-se a qualidade e a satisfação. A avaliação baseou-se em: dados institucionais, relatórios de avaliações externas e pesquisa de satisfação.

No processo de avaliação da dimensão pesquisa, realizado entre os meses de maio de 2017 a dezembro de 2017, pode-se observar uma evolução anual do número de projetos e o número de pessoas envolvidas na Instituição. Um dos principais problemas nesta dimensão refere-se aos editais de pesquisa, tanto na questão da divulgação quanto dos critérios de avaliação. Para somar em relação, a CPA recomendou ampla divulgação dos editais.

Em 2017, a CPA avaliou as dimensões de Infraestrutura e Atendimento Estudantil. Conforme solicitações a IES fez melhoramento no laboratório, nas coordenações, biblioteca e na área externa da IES.

Em relação ao atendimento ao aluno ocorreu mudanças no regulamento do Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico para melhor acolhimento do alunado na IES.