Avaliação da Educação Superior |
O Processo de avaliação das instituições de educação superior foi definido pelo MEC por meio da Lei nº 10.861 de 14/04/04 que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior”SINAES” com objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e de desempenho acadêmico de seus estudantes.
Na FSJ o processo de avaliação pressupõe a participação da comunidade acadêmica e a incor-poração da auto-avaliação como um procedimento normal para o desenvolvimento da autocrítica per-manente na instituição, melhorando,assim, os me-canismo de qualidade e excelência no desempenho.
|
|
Avaliação da FSJ |
A auto-avaliação da FSJ orienta-se pelas dimensões propostas pelo SINAES e tem como objetivo ser:
|
|
 |
Um processo continuo, estruturado e reflexivo para o aperfeiçoamento acadêmico; |
|
 |
Uma ferramenta para o planejamen-to e gestão universitária; |
|
 |
Processo sistemático para respon-der, através de suas ações, as ne-cessidades da comunidade acadê-mica e da sociedade. |
|
Princípios |
|
 |
Racionalidade |
 |
Reflexão |
|
 |
Responsabilidade |
 |
Aprimoramento |
|
 |
Gestão Colegiada |
 |
Referencia |
|
Características |
|
 |
Democrática |
 |
Educativa |
|
 |
Contextualizada |
 |
Sistemática |
|
 |
Holística |
 |
Enfatiza processos |
|
 |
Flexível |
 |
Linguagem compreensível |
|
 |
Estimuladora |
|
|